MICROAGULHAMENTO/MMP CAPILAR

A técnica de microagulhamento no couro cabeludo pode ser feito com o Roller ou com dispositivos em forma de caneta (“dermapen”, “Cheyenne”), em geral com uso de pomada anestésica, mas pode ser necessária anestesia infiltrativa ou até bloqueios anestésicos em pacientes mais sensíveis. São realizadas várias passagens dos dispositivos na região em tratamento no sentido horizontal, vertical e diagonal, acarretando em um quadro hiperemia (vermelhidão) ou leve “orvalho sanguíneo”, tendo como duração uma média de 20 minutos.

Em tricologia a aplicação da técnica de microagulhamento é bastante eficaz no tratamento dos diversos tipos de alopecia não cicatriciais, principalmente em alopecia androgenética (calvície), sendo ela uma ferramenta que retarda a queda capilar. O microagulhamento libera fatores de crescimento a partir de plaquetas, fatores de crescimento epidérmicos, ativa as células tronco no bulbo capilar, levando a maior expressão de genes que estão relacionados ao crescimento dos cabelos, sendo este um excelente recurso para o tratamento da calvície masculina e feminina. Ainda, promove a vasodilatação e oxigenação folicular, facilitando a comunicação entre as células do folículo, favorece o crescimento e desenvolvimento do endotélio que estimula a vascularização do folículo e assim permite o crescimento de novos fios e com maior densidade.

A partir dos microcanais que o microagulhamento causa, é verificado a potencialização da capacidade de permeabilidade de princípios ativos de cosméticos, aumentando assim a absorção e efetividade do tratamento realizado. A combinação da técnica de microagulhamento e produtos cosméticos e/ou medicamentos (“drug delivery”) pode aumentar a penetração de moléculas de diferentes tamanhos, potencializar os resultados e obter melhores prognósticos.

Em média são indicadas no mínimo 6 sessões para se obter algum resultado, podendo o intervalo ser quinzenal ou mensal, variando para cada caso individualmente.

Lembre-se: É um procedimento que deve ser sempre realizado por médicos especialistas e associado ao tratamento clássico, com loções e medicações orais.