Tratamentos para Cicatrizes de Acne

O que são cicatrizes de acne?

As cicatrizes de acne são pequenos furos ou manchas ou marcas elevadas e endurecidas que podem se situar na testa, nas bochechas, nas laterais da face, no nariz e no queixo. Depois que elas surgem, não é possível extingui-las sem tratamento específicos, mas já existem diversas ferramentas disponíveis que suavizam seu aspecto.

Cicatrizes aparecem como acne eritema – ou marcas vermelhas – em pacientes de pele mais clara, e como hiperpigmentação pós-inflamatória – ou marcas marrons – em tons de pele mais escuros.

Por que acontece a cicatriz de acne?

As espinhas causam inflamação na pele. A maneira como muitos tipos de pele reagem à inflamação e ao ferimento é liberar cor das células. Isso pode acontecer devido a picadas de insetos, cortes e, sim, espinhas.

As lesões provocam mudança do relevo cutâneo e comprometem a textura da pele, podendo haver um afundamento e afinamento da pele, no caso das cicatrizes atróficas, ou excesso de tecido cicatricial resultando em elevação com deformação da pele, no caso das cicatrizes hipertróficas.

Correção de cicatrizes de acne

Vários tratamentos podem ser utilizados para a correção das cicatrizes de acne e a indicação depende das especifidades de cada caso. Um paciente pode apresentar a necessidade da utilização de mais de um método, para se obter um melhor resultado.

Nestes casos, o tratamento pode ser demorado, pois um procedimento pode não ser compatível com o outro. Paciência e controle da ansiedade são recomendados. A melhora da pele pode demorar, mas os resultados vão persistir para sempre.

Cremes

O uso de cremes é indicado, principalmente, quando ainda há espinhas e cravos no rosto, ou seja, não há predomínio de manchas. Nesse caso, o objetivo é eliminá-los sem causar cicatrizes de acne e deixar a cútis mais hidratada. A escolha do medicamento tópico varia conforme o tipo de pele e o número de de lesões.

Esse tratamento costuma ser mais demorado, especialmente no período da adolescência, porque existe a tendência de o problema persistir devido aos hormônios. Junto ao creme, é recomendado fazer limpeza de pele semanalmente e utilizar sabonete e tônicos adequados.

Medicamentos orais

Existem pessoas que apresentam uma quantidade muito grande de cravos e espinhas, o que pode levar à baixa da autoestima. Para evitar que eles se transformem em cicatrizes de acne, muitos dermatologistas orientam o uso de determinados medicamentos orais.

Dentre eles, destacam-se os antibióticos, que tratam a infecção bacteriana e reduzem a incidência da condição, e os anticoncepcionais, que atuam nos níveis hormonais. Ambos podem ressecar a pele, por isso, é importante redobrar a hidratação por todas as vias e não expor-se ao sol.

Dermoabrasão

É um tipo de esfoliação realizada com um pequeno equipamento cuja ponteira, de diamante ou de cristais de óxido de alumínio, remove a camada mais externa da cútis, deixando-a mais lisa e uniforme. Este procedimento causa descamação, facilitando a penetração de ácidos e cremes terapêuticos.

A dermoabrasão, também chamada de microdermoabrasão, é indicada para casos em que a cicatriz de acne tem aspecto de ondulações na face. Apesar de ser um tratamento longo, ele ajuda muito na regeneração da pele.

Peeling com ácidos

O peeling consiste na aplicação de ácidos diretamente na área a ser melhorada.

Isso gera descamação e incentiva o surgimento de uma nova camada cutânea, muito mais lisa, firme e sem cicatrizes de acne.

Laser

O laser é indicado para suavizar cicatrizes de acne porque altera as fibras de colágeno, tornando a pele mais uniforme. Apesar de provocar um leve desconforto durante a aplicação, é um tratamento muito eficaz e que mantém os resultados por longo prazo.

Agora, você já sabe que a cicatriz de acne tem tratamento. É fundamental, porém, que a terapia seja prescrita por um médico dermatologista, para que ele possa avaliar sua cútis e acompanhar de perto todo o processo.