O que são Rugas?

Mais ou menos a partir dos 25 anos de idade, os sinais do envelhecimento geral da pele começam a ficar visíveis na superfície. À medida que ela envelhece, os processos na pele desaceleram e a estrutura se enfraquece.  As substâncias que mantêm a pele firme e suave começam a diminuir.  Isso deve-se à combinação dos efeitos dos processos de envelhecimento internos do corpo, junto com os fatores externos.

Rugas são linhas marcadas que surgem e se aprofundam na pele com o passar do tempo, devido à perda de colágeno, elastina, ácido hialurônico, entre outros fatores. Esses sinais do envelhecimento podem aparecer próximo a região dos olhos (pés de galinha), abaixo da boca (linhas de marionete), abaixo do nariz (bigode chinês) e em outras áreas, como na testa, por exemplo.

Por que as rugas aparecem?

À medida que envelhecemos, as substâncias que mantêm a nossa pele suave diminuem. Entre elas está o colágeno, a elastina e o ácido hialurônico. Na pele jovem, um arranjo regular do tecido dérmico e a oferta abundante de colágeno e elastina, que contribuem na formação do bloco de construção que estrutura a pele, fazem com que ela tenha um aspecto uniforme e uma sensação firme. Com o passar do tempo, o processo de envelhecimento interno predeterminado pelos nossos genes, juntamente com o estresse oxidativo causado por fatores externos, por exemplo como pela exposição à luz solar, começam a afetar a aparência da pele.

Outro fator fundamental na formação das rugas é uma produção em declínio do ácido hialurônico.  Essa é a substância conjuntiva que rodeia as células, dando à pele uma aparência jovem e lisa. A redução dela, da própria substância da pele, faz com que a estrutura cutânea perca o seu aspecto encorpado e firme, tornando-se mais suscetível ao enrugamento.

Esses processos do envelhecimento geral também contribuem com uma perda de densidade e perda de volume.

Regiões mais comuns para o surgimento das rugas

Ao contrário da perda de volume ou da perda de densidade, as rugas são fáceis de identificar, pois surgem como linhas distintas ou vincos no rosto. No começo, elas tendem a ficar mais visíveis em determinadas áreas:

Na testa é possível perceber linhas horizontais e sulcos entre as sobrancelhas.  Elas começam como rugas de expressão e são em parte causadas pelas próprias expressões faciais.  Elas se aprofundam com o passar do tempo.

Nos cantos externos dos olhos aparecem linhas finas, que ficam cada vez mais evidentes conforme o tempo passa.  São conhecidas como “pés de galinha” ou “marcas de sorriso”.  Essas rugas geralmente são as primeiras a serem notadas.  Isso acontece porque a pele mais fina dessa região é mais propensa a vincar do que em outros lugares do rosto.

Do nariz até a boca aparecem rugas mais profundas conectando as duas áreas.  Elas são conhecidas como sulcos nasolabiais.  O aparecimento dessas rugas pode estar ligado à perda de volume, pois são também um sinal de flacidez da pele.

Sobre todo o rosto aparecem linhas finas com o passar do tempo.  Elas não são afetadas pela expressão facial e estão sempre visíveis.  Aparecem pela primeira vez na forma de uma textura ondulada da pele e gradualmente se transformam em rugas mais acentuadas à medida que envelhecemos.  Uma redução na elasticidade e densidade contribuem para a sua formação. Elas podem aparecer em qualquer parte do rosto, mas são mais visíveis ao redor e logo abaixo da região dos olhos.

Quais são os tipos de rugas?

Para o melhor entendimento, a ruga pode ser resumida em dois estágios, já que a sua formação ocorre de forma progressiva. São eles:

Rugas dinâmicas: são as primeiras a serem notadas, conhecidas também como linhas de expressão, e não aparecem no repouso;

Rugas estáticas: são visíveis mesmo sem movimentos faciais e muito comuns em rostos maduros.

A única diferença entre elas é a profundidade, que também sofre influência de fatores genéticos, espessura da pele e quantidade de exposição solar.

O que pode causar o surgimento das rugas?

Características das rugas

Rugas são caracterizadas como linhas marcadas que são percebidas com o movimento, gestos ou expressões faciais, ou mesmo em repouso no caso de rugas mais profundas.

O que pode causar as rugas?

Existe uma série de fatores que podem causar o surgimento das rugas. Entre eles, podemos destacar:

– O envelhecimento da pele;
– A perda de colágeno;
– Alta exposição solar;
– Estresse;
– Poluição;
– Tabagismo;
– Má alimentação;
– Consumo excessivo de açúcar.

É possível prevenir as rugas?

As rugas não podem ser evitadas para sempre. Um dia a pele envelhece e elas surgiram no rosto. Por outro lado é importante tratar esse processo de forma natural e praticar alguns cuidados para passar por esse processo de uma maneira saudável.

Como prevenir o surgimento precoce das rugas:

– Use diariamente o protetor solar;
– Mantenha a pele sempre hidratada;
– Inclua ativos antioxidantes, como a vitamina C, E, Ácido ferúlico, Phloretin e Extrato de Blueberry em sua rotina;
– Escolha um produto antirrugas para incluir na sua rotina;
– Tenha uma alimentação saudável;
– Evite o consumo de açúcar;
– Pare de fumar;
– Leve uma vida mais tranquila, sem estresse.