INTRADERMOTERAPIA CAPILAR
A intradermoterapia capilar também conhecida como mesoterapia, é um tratamento clínico no qual se aplicam substâncias ativas diretamente no couro cabeludo, que controla ou interrompe a queda de cabelos e também estimula a nutrição e crescimento de novos fios.
A aplicação é feita por meio de agulhas finas e curtas, com medicamentos na região capilar, tendo efeito local e mais duradouro. Esse método farmacológico visa que a medicação aja diretamente no local, evitando passar pelo sistema digestivo e circulatório, como acontece com as medicações via oral, as quais antes de chegar ao local desejado passam por todo o sistema, desperdiçando boa parte da dose e aumentando o risco de efeitos colaterais.
As indicações são diversas como para as diferentes causas de eflúvio telógeno, ou seja, queda de cabelos devido a fatores emocionais como o estresse, falta de nutrientes devido à má alimentação, alterações hormonais, dentre outras. E ainda na prevenção da calvície em pacientes geneticamente predispostos (alopécia androgenética masculina ou feminina).
A aplicação é feita em consultório médico, após o correto diagnóstico da patologia apresentada pelo paciente e escolha da combinação ideal de medicamentos mais eficazes para serem utilizados em cada caso. As aplicações são realizadas em pequenas doses por toda a extensão da região selecionada. A combinação do medicamento com o efeito estimulante das picadas da agulha, favorece a vasodilatação e o fortalecimento dos bulbos capilares.
De acordo com cada caso podem ser associados substâncias que estimulam o crescimento e diminuem a queda capilar, como a finasterida, o minoxidil, o d-pantenol, o silício orgânico, a biotina, a n-acetil-cisteína, vitaminas, aminoácidos e sais minerais, fatores de crescimento, dentre outros.
Alguns casos mais graves e persistentes podem exigir uma associação de medicamentos orais ou tópicos para aumentar a qualidade do resultado terapêutico.
As aplicações podem durar em torno de dez a quinze minutos e costumam ser divididas em 10 sessões. A periodicidade das aplicações depende de cada caso, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais. Os resultados do tratamento são graduais e progressivos, podendo ser notados normalmente em torno da quarta ou quinta sessão.
Dentre as diversas técnicas e procedimentos para as doenças relacionadas ao couro cabeludo, muito ainda há de ser feito em relação ao desenvolvimento de pesquisas clínicas para fornecer melhores elucidações, tratamentos e custos-benefícios, atingindo assim toda a população que busca a tricologia como recurso para o tratamento das afecções capilares.