Entendendo o Microagulhamento
O que é?
O microagulhamento é um procedimento que consiste em microperfurações da pele com finas agulhas metálicas. Seu princípio é semelhante ao da acupuntura, porém, localizado e múltiplo, produzindo efeito apenas na área tratada.
Seu resultado mais proeminente é a indução de colágeno e de outras fibras naturais na pele, bem como o espessamento da epiderme. A técnica pode ser feita por rollers (mais comum), canetas elétricas ou carimbos.
É sempre importante observar se o material utilizado tem autorização da Anvisa para uso, e se as agulhas são estéreis. Em nenhuma hipótese estas podem ser reutilizadas, mesmo que no próprio paciente.
A técnica mais popular é a minimamente invasiva, na qual o procedimento é realizado apenas com creme anestésico.
Na técnica cirúrgica, o microagulhamento é feito de forma mais intensiva e com o paciente anestesiado em ambiente cirúrgico. Usualmente, a técnica minimamente invasiva oferece resultados após uma sequência de aplicações em intervalos regulares (comumente mensais), enquanto a técnica cirúrgica pode já oferecer resultados visíveis em apenas uma sessão.
Para fazer o Microagulhamento o paciente não deve estar com a pele bronzeada nem apresentar infecções locais. Câncer da pele na área tratada ou nas proximidades também contraindica a técnica. A recuperação costuma ser rápida, mesmo nos casos de técnica cirúrgica.
Em quais casos pode ser indicado o Microagulhamento?
O microagulhamento é indicado para homens e mulheres que desejam um rejuvenescimento da pele, promovendo a melhora das rugas, da flacidez, das cicatrizes de acne e a das estrias. Além disso, o procedimento também é indicado para alguns casos de queda capilar, cicatrizes hipertróficas e queimaduras.
As principais indicações do microagulhamento são: cicatrizes, especialmente as de acne, estrias, envelhecimento e flacidez, calvície, melasma e drug delivery em geral.
Benefícios do Microagulhamento
Por ser utilizado um gel anestésico antes do procedimento, o microagulhamento é considerado indolor pela maioria dos clientes. Dentre os principais benefícios, além dos já citados, estão a aceleração da produção de colágeno e a melhora da textura e firmeza da pele.
Famosas como a atriz Angelina Jolie, Kim Kardashian, Luciana Gimenes e Mirella Santos já aderiram ao procedimento e garantiram sua eficiência.
Contraindicações para o Microagulhamento
O microagulhamento não é indicado para grávidas, diabéticos, distúrbio hemorrágico ou doenças severas de pele, como câncer, rosácea e herpes ativa. O procedimento também não é indicado para pessoas que utilizaram roacutan em um tempo inferior a 6 meses.