ACROCÓRDONS / FIBROMAS MOLES

O que são Acrocórdons ou Fibromas Moles, diagnostico e tratamento.
o que são acrocórdons

Após os 40 anos, é comum surgirem algumas “bolinhas” ao redor dos olhos e em dobras do corpo, como axilas, pescoço, virilhas ou atrás dos joelhos. Essas pequenas lesões que aparecem são chamadas acrocórdons, pólipos fibroepiteliais ou fibromas moles.

Os acrocórdons apresentam componente familiar, mas o padrão genético de segregação não foi ainda definido, assim como os aspectos étnicos, não havendo predileção por gênero. Associa-se à gravidez, à acromegalia, aos pólipos intestinais, à dislipidemia, à obesidade, ao diabetes mellitus, a aterosclerose e a outras doenças.

Os acrocórdons não são verrugas, nem pintas (nevos), como a maioria das pessoas pensa. Na verdade, essas “bolinhas” são pequenos tumores benignos da pele, extremamente comuns na meia-idade, formandos por tecido colágeno frouxo. São lesões grudadas à pele ou penduradas (pedunculadas), que variam desde a cor da pele até castanha ou enegrecidas e, até mesmo, avermelhadas. Geralmente apresentam de 1 a 5mm de diâmetro, podendo aparecer em pequeno ou grande numero espalhadas pelo corpo. Quando formam lesões maiores, de aspecto pedunculado, são chamadas de fibromas moles.

Os acrocórdons ou fibromas moles representam uma das classes mais comuns de tumores cutâneos. Eles são compostos por um tecido igual ao da nossa pele: epiderme, tecido conjuntivo, vasos e, às vezes, tecido adiposo (gordura). Elas podem causar desconforto físico e estético, mas não há transformação para câncer de pele.

CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS

O que são Acrocórdons ou Fibromas Moles, diagnostico e tratamento.

acrocordons-img-1

Os acrocórdons são muito comuns e se apresentam como pápulas pedunculadas maciais e da cor da pele a levemente acastanhadas ou enegrecidas que aparecem principalmente no pescoço, axilas, virilhas e ao redor dos olhos. Elas podem ser únicas ou múltiplas e variam de pápulas de 1-2mm nas pálpebras a pólipos de 1-2cm no tronco. As lesões geralmente são assintomáticas, mas podem se tornar dolorosas secundariamente por irritação ou torção e infarto.

CAUSAS

É um tipo de lesão cutânea que aparece naturalmente com a idade. Por isso, são mais comuns a partir dos 40 anos. E apresentam um fator genético associado: há famílias que as apresentam em maior frequência.

Embora sejam inofensivas na maior parte dos casos, essas “bolinhas” também podem ser sintomas de problemas mais sérios. Muitas vezes, o aparecimento está relacionado ao sobrepeso, obesidade e resistência periférica a insulina, podendo sinalizar um estado pré-diabético, por isso é importante ficar atendo a outros sintomas além da pele.

Em mulheres, é comum o aparecimento durante a gestação, isso ocorre devido à presença de hormônios que estimulam o crescimento epidérmico.

TRATAMENTOS

Como os Acrocórdons ou Fibromas Moles não oferecem risco à saúde, não necessariamente precisam ser retirados, a não ser que causem incomodo estético, quando em grande número e tamanho, principalmente na região do pescoço e ao redor dos olhos.

Dependendo da localização os ferimentos podem acabar ocorrendo com frequência, como é o caso de mulheres com acrocórdons nas axilas, que se machucam durante a depilação com lâmina. Acrocórdons localizados na região palpebral podem atrapalhar a visão, sendo indicativo de remoção.

Se o paciente decidir pela retirada dos acrocórdons deve procurar um médico dermatologista e conversar a respeito dos diferentes tratamentos, o médico irá optar pelo melhor procedimento para cada caso.

Diversas técnicas podem ser utilizadas para retirada destas lesões, sendo procedimentos simples, realizados no consultório médico. As principais técnicas incluem:

• Shaving: Após anestesia local, por meio de injeção ou pomada anestésica, a lesão é retirada com lâmina ou tesoura delicada e esterilizada. Em seguida, é feita cauterização para estancar o sangramento;
  • Crioterapia: Consiste no congelamento da lesão com a aplicação de nitrogênio líquido. Dessa forma, mata-se o tumor, que cai após algumas semanas;
  • Eletrocauterização: Esse procedimento consiste em um aparelho com ponteira de metal que, com alta temperatura, destrói a lesão;
  • Cauterização Química: Consiste na aplicação de uma substância cáustica, geralmente um ácido, sobre uma lesão cutânea, provocando a sua destruição.

Além desses métodos, os acrocórdons podem ser retirados com laser.

acrocórdons eletro cauterização

PREVENÇÃO

Na sua forma genética, não há prevenção. Já nos casos de pessoas diabéticas, controlar os níveis de glicose no sangue pode ajudar, bem como redução de peso em pacientes com obesidade.

NÃO SE ARRISQUE!!!

Independentemente do método utilizado, o procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico. Jamais se deve recorrer as receitas caseiras para retirada destas lesões (óleos, uso de linhas, plantas, medicações para tratar verrugas e o famoso Points®) para retirada das lesões. Retirar o acrocórdon por meio de lâminas, fios, etc. também é bem perigoso.

O paciente que recorre a soluções caseiras corre o risco de acabar com uma irritação no local, assim como queimaduras, infecções e formação de cicatrizes. Sem falar no risco de tratar uma lesão de pele sem saber realmente se é um acrocórdon, uma verruga, uma pinta ou até mesmo um câncer de pele, colocando sua vida em perigo.

Gostou? Siga-me no Instagram e Facebook