Poros dilatados

Apesar de não se tratar de um problema de saúde grave quem tem os POROS DILATADOS precisa conviver diariamente com uma pele pouco uniforme, com aparência mais gordurosa e aquele brilho inconveniente. Os “furinhos” então acabam se tornando motivo de incomodo estético para muitas pessoas.

Se você apresenta este problema, saiba que existe uma série de tratamentos para alivia-lo. Com tratamentos adequados os resultados são muito satisfatórios, deixando a pele mais fina e uniforme, diminuindo a produção de óleo e reduzindo o tamanho dos poros.

 

O QUE SÃO E QUAIS AS CAUSAS DOS POROS DILATADOS?

Os poros são pequenos orifícios na pele, responsáveis pela secreção de líquidos como o suor e o sebo e também por onde saem os pelos. Apenas no rosto existem cerca de 300mil poros, que tendem a ser maiores em áreas mais oleosas e com pelos finos, concentrando-se na zona T, que compreende a testa, o nariz e o queixo.

A dilatação dos poros, apesar de poder aparecer no inverno, é um problema mais comum no verão devido a maior produção de suor em resposta ao aumento da temperatura. Ainda, a dilatação pode ocorrer devido ao excesso da produção sebácea em pessoas com pele oleosa, nas quais as glândulas sebáceas têm a sua atividade exacerbada. O acumulo de resíduos como células mortas, poluição e sujidades também contribuem para o problema.

O processo de envelhecimento também é outro fator determinante da dilatação dos poros, principalmente aquele que é resultado dos danos causados pelo sol. Conforme a pessoa envelhece ocorre a diminuição da produção de colágeno e a quebra das moléculas dessa substancia também ajudam a agravar a dilatação dos poros, pois a pele perde sua firmeza e estrutura.

Por fim, a predisposição genética também pode ser um fator para o aparecimento de poros dilatados. Caso um de seus pais apresente poros dilatados, você também pode herdar a mesma característica.

 

O QUE FAZER PARA PREVENIR O SURGIMENTO DE POROS DILATADOS?

A aparência de poros grandes pode ser muito reduzida de diversas maneiras. Algumas medidas que devem ser tomadas para reduzir o surgimento dos poros dilatados são hábitos simples e incluem:

  • Limpar a pele diariamente: Lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria e sabonete adequado ao tipo de pele. Deve-se ter cuidado para não exagerar na limpeza facial, pois a limpeza em excesso pode gerar um efeito rebote aumentando ainda mais a produção sebácea para compensar o ressecamento provocado pelo sabonete.
  • Remoção adequada da maquiagem: Para as pessoas que apresentam os poros abertos devem ser utilizadas maquiagens líquidas e “oil free” em vez da versão em pó. Os produtos em pó penetram mais profundamente e obstruem os poros, o que pode levar à formação de espinhas e bolinhas.

Uma ótima dica antes da aplicação da maquiagem é lavar o rosto com água fria ou passar uma pedra de gelo em todo o rosto antes da aplicação, isso promove vasoconstricção facilitando a uniformização da maquiagem.

O cuidado também deve ser redobrado na hora da retirada: o ideal é passar primeiro o demaquilante e depois lavar o rosto. O demaquilante limpa a pele mais profundamente e evita que o paciente fique esfregando demais o rosto, movimento que provoca o aumento de oleosidade.

  • Esfoliação semanal: O esfoliante realiza uma limpeza profunda através de partículas minúsculas que fazem uma leve abrasão na camada superficial da pele e, além de retirar a sujeira e a oleosidade acumulada, estimula a renovação celular.
  • Usar compressa fria e quente: Uma técnica que é eficaz para diminuir os poros do rosto é a utilização de uma bolsa térmica morna durante três minutos no rosto, e depois colocar uma bolsa térmica fria por dois minutos, essa diferença de temperatura ajuda a melhorar a oxigenação dos tecidos e a elasticidade dos poros, ajudando na saúde e beleza da pele. Essa técnica pode ser feita em dias alternados, durante uma a duas semanas, para notar os resultados.
  • Hidratar a pele: Outro cuidado diário importante é manter a pele do rosto devidamente hidrata usando os cremes indicados para o seu tipo de pele. As versões oil free e não comedogênico são excelentes opções para quem tem a pele oleosa ou lipídica.
  • Limpeza de pele profunda: Uma limpeza da pele mais profunda deve ser feita periodicamente, pelo menos uma vez ao mês, isso fará com que o grau de sujidade da pele seja diminuído, removendo as impurezas que as esfoliações caseiras não alcançam.

Outras medidas que melhoram a aparência da pele com poros dilatados é a aplicação de vitamina C tópica e o uso de ácido retinóico com porcentagem baixa para aplicação home care noturna. Esses antioxidantes ajudam a pele a aumentar a produção de colágeno e elastina ao mesmo tempo, em que afrouxam a sujeira e o óleo dos poros.

  • Evitar alimentos gordurosos: Dentre as causas dos poros dilatados está à relação com a genética, e com o consumo de gordura na alimentação, que promove a formação do excesso de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, que entopem os canais, favorecendo a formação de cravos (comedões) e espinhas, e até mesmo uma cicatriz na pele, que é um ‘furinho’ maior e que não é bem redondo, como o poro dilatado.

Também é importante beber bastante água para manter a pele mais limpa e naturalmente hidratada.

  • Proteja-se do Sol: É imprescindível a utilização de um filtro solar adequado com FPS de no mínimo 30, que deve ser utilizado diariamente, mesmo se não houver exposição solar. Para não piorar o problema com os poros dilatados o filtro deve ser preferencialmente em gel, sérum ou gel-creme oil free.

 

TRATAMENTO PARA OS POROS DILATADOS

 

É imprescindível uma avaliação médica para a definição do tratamento, pois é preciso identificar qual a melhor técnica é adequada às características de cada paciente.

Uma das medidas é a utilização de cremes específicos para estes problemas, geralmente são à base de hidroxiácidos ou ácido retinoico e derivados. Estes produtos provocam uma descamação suave que promove o refinamento dos poros. Por deixarem a pele mais fina e sensível o uso diário de filtro solar é indispensável.

Os procedimentos fazem parte do arsenal terapêutico possibilitando uma melhora considerável dos poros dilatados, os mais indicados são:

  • Microdermoabrasão:

É um ótimo tratamento para quem deseja diminuir o tamanho dos poros dilatados. Esse tratamento faz uma esfoliação leve da pele, capaz de não só melhorar o aspecto dos poros, mas também tratar manchas, e acne. Além disso, a microdermoabrasão (também conhecido como peeling de cristal) ajuda na produção de colágeno, que dá maior firmeza à pele. A técnica é realizada com um aparelho que faz uma sucção da pele e libera os cristais (óxidos de alumínio), esse sistema a vácuo ainda aspira o óleo e as células mortas que podem entupir os poros.

  • Peeling Químico:

Procedimento realizado com aplicação de ácidos que não só melhoram a textura da pele e os poros dilatados, mas também promovem a renovação celular, removendo as células mortas, tratam acne e ainda possibilita à produção de colágeno que garante maior firmeza a pele. Geralmente são utilizados os hidroxiácidos ou ácido retinoico, realizados em 3 à 5 sessões para resultados satisfatórios.

  • Luz Intensa Pulsada (LIP):

A LIP é capaz de diminuir o número de glândulas sebáceas e diminuir o diâmetro do poro. O tratamento costuma ser feito mensalmente, e os resultados aparecem gradualmente.

  • Microagulhamento:

O microagulhamento também pode ajudar no tratamento dos poros dilatados, principalmente quando associado aos Peelings químicos e em pacientes que apresentam cicatrizes de acne.

  • Laser de CO2:

É utilizado em casos mais graves, quando também existem cicatrizes de acne ou se deseja promover um rejuvenescimento maior da pele, ou ainda quando os outros tratamentos não foram suficientes. O Laser de penetra mais profundamente na pele e favorece a renovação celular. Isso permite uma completa reestruturação da pele, inclusive permitindo o fechamento dos poros.

  • Isotretinoína:

É uma medicação sistêmica, utilizada no tratamento da Acne Grave ou Refratária, que promove a diminuição da atividade e tamanho da glândula sebácea, reduzindo a produção de óleo na pele. Consequentemente, observa-se em pacientes tratados com a medicação a melhora da dilatação dos poros.

 

Se você está sofrendo com a dilatação dos poros, procure seu médico dermatologista de confiança para fazer uma avaliação e indicar quais os melhores tratamentos para o seu caso.

Artigo anterior Voltar a home