Toxina Botulínica

O que é a Toxina Botulínica?

As aplicações de Toxina Botulínica tornaram-se bastante comuns, e podem ser utilizadas para prevenir ou atenuar rugas e vincos da pele.

Existem variações dessa toxina, no entanto, para tratamentos estéticos utiliza-se a do tipo Amais estável e segura.

O envelhecimento natural, e a exposição solar excessiva, além de outros fatores, podem causar o aparecimento de linhas e rugas faciais. Entretanto, a repetição das contrações musculares ao longo do tempo, também podem afetar a pele que recobre os músculos do rosto.

A toxina botulínica tem a função de inibir a contração muscular, através do bloqueio dos sinais nervosos, enfraquecendo o músculo e causando uma paralisia temporária. Por isso, ao ser utilizado no tratamento estético resulta numa expressão mais suave, com rugas amenas.

 

Paciente Ideal

Indivíduos candidatos à aplicação de Toxina Botulínica, devem compreender que o procedimento não é tratamento para todos os tipos de problemas de pele. Alguns fatores devem ser previamente analisados pelo profissional, sendo eles:

  • Espessura da pele
  • Tipo do enrugamento
  • Gravidade do enrugamento.

O Procedimento

A duração da aplicação da toxina botulínica depende da extensão da área tratada, levando cerca de 15 minutos à 1 hora.

Ao começar, a área do tratamento deve estar limpa, e para maior conforto do paciente, pode-se utilizar um anestésico local ou tópico.

Através de uma agulha ultrafina, pequenas quantidades de toxina botulínica devem ser injetadas em músculos específicos da face, que produzem as rugas, preservando aqueles responsáveis pela expressão facial.

No total, existem 43 músculos faciais, sendo primordial a aplicação correta da substância para otimizar o tratamento.

A aplicação ocorre geralmente nas seguintes áreas:

  • Testa
  • Região entre as sobrancelhas
  • Ao redor dos olhos
  • Dorso Nasal
  • Queixo

Recuperação

Os efeitos da aplicação de Toxina Botulínica podem ser percebidos entre 42 e 72h após o procedimento. No entanto, o resultado final poderá ser observado em até 7 dias.

As atividades normais podem ser imediatamente retomadas.

Após a aplicação o paciente pode sentir vermelhidão, pequenos hematomas, dor de cabeça, fraqueza temporária facial, e até mesmo sintomas gripais. Esses incômodos devem desaparecer dentro de alguns dias.

Os efeitos da aplicação têm duração de 3 à 4 meses, quando os músculos retornam a reagir às contrações musculares e as rugas reaparecem.